Jogos estudantis reúnem 1.500 indígenas em Ilhéus‏

Provas com características indígenas deram o tom da disputa
Secom/Gidelzo Silva

Cerca de 1500 jovens participaram, neste último fim de semana (16 e 17 de abril), do 3º Jogos Estudantis do Povo Tupinambá de Ilhéus, realizado nas proximidades da praia do Batuba, em Olivença, orla sul. A iniciativa, organizada por grupos de jovens indígenas, com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Prefeitura de Ilhéus, foi disputada em oito categorias e contou com a presença do vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá).

As competições giraram em torno de categorias como arco e flecha, arremesso de tacape, corridas de maracá, de tronco e rústica, além de natação e futebol masculino e feminino. De acordo com o organizador Reni Aruanã, essa iniciativa é uma busca pela preservação da cultura indígena, “além de ser uma forma de congregar e reunir as nossas famílias distribuídas pelas aldeias de nossa região, como no Acuípe, Serra do Padeiro e Sapucaeira”.

Também estiveram presentes ao evento os secretários municipais de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, e de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira. Para o vice-prefeito Cacá, o apoio do município a esse tipo de realização reforça a necessidade de manter e mostrar as tradições indígenas dos tupinambá à população local e aos turistas, “o que pode passar a ter um grande potencial turístico capaz de favorecer todos os envolvidos”.

Além das competições, houve, durante os dois dias, exibições de lutas corporais tradicionais indígenas. Adriano Ayra Tupã, que representa aldeia localizada no Acuípe, em Ilhéus, contou que, com essa terceira edição, o evento se consolida. “Por isso, já temos a previsão, para a próxima edição, da vinda de participantes de outras partes da Bahia para se juntar a nós aqui em Olivença”.